04/03/2015

Caderninho de leituras



Teve uma época na minha vida em que tive um hiato nas minhas leituras, que foi quando comecei a faculdade e tive que focar na vida acadêmica. Depois que a gente perde o gosto, fica muito mais difícil recomeçar, pegar o ritmo... sem falar que as coisas que eu já tinha lido eu nunca havia me preocupado em anotar. 

Então, meio que inspirada pelas meninas do Dose Literária (site onde colaborei por 2 anos e fiz amizades que mantenho até hoje), decidi dedicar um caderninho pra anotar as minhas leituras conforme os anos passam. 

Ele tem sido útil por dois motivos: contar quantos livros leio por ano e assim tentar manter uma estabilidade no número (ou até mesmo estabelecer metas e tentar ler mais em um determinado ano, etc), mas também pra olhar de uma forma mais distante e ver em qual estilo literário ou autor estou focando mais. No passado (como é possível ver na folha de "antes de 2012"), eu lia praticamente livros de terror. Agora, ao anotar, posso ver que estou pesando a mão e diversificar, pegar outro gênero ou outro autor para não ler sempre a mesma coisa. 




Tirando o meio físico, eu também anoto todas as leituras no Skoob, incluindo as metas anuais. Lá é bacana porque dá pra interagir com quem já leu, ver resenhas, dar estrelas, marcar pra trocar...

Comecei também a anotar a data em que finalizei a leitura pra ter uma noção de quanto tempo passo em "depressão pós-livro", qual a média mensal, etc.

E você, costuma anotar suas leituras? Como você faz?

Até a próxima!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre anota minhas leituras também e utilizo também o skoob, e é um ótima estratégia mesmo para lembrarmos dos livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra quem lê muito, como a gente, tem que ter, né?

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...