02/02/2015

Sobre comprar e não usar

O título deste post pode (e é) aplicado a várias coisas, mas hoje vim falar sobre roupas. Só quem se veste mal desde sempre e engordou um bocado nos últimos meses (guilty!) sabe o que tenho passado em relação à moda, a comprar e usar roupas. Consegui, depois de um pouco de reflexão, definir quais meus maiores problemas.

Ter dó de gastar dinheiro / amar uma promoção
Comprar errado

Duas situações aconteceram comigo no ano passado e ficaram na minha cabeça por um bom tempo e hoje vim dividir com vocês o que aconteceu e o que estou fazendo a respeito.
imagem: fonte

Situação 1
Em dezembro do ano passado fui com o R. comprar algumas camisas novas pra ele usar pra trabalhar. Na loja, havia algumas promoções femininas, incluindo uma de 3 camisas gola pólo por um valor bem em conta. Eu só tinha uma camisa do estilo e não gostava muito, mas o R. adora e insistiu para que eu comprasse. Comprei, e além de ser um modelo que não gosto, comprei as cores erradas. Resultado: estacionadas no guarda-roupa.

Situação 2
Fizemos uma curta viagem de aventura que deu errado porque choveu e esfriou muito. Não tinha levado nada para me agasalhar. Um cardigan estava na lista de compras há meses. Fomos comprar algo pra nos proteger do frio, e vi um casaquinho preto perfeito, que vestiu muito bem, mas custava mais do que queria gastar. Em troca, levei uma blusa de malha que era mais barata e me vestiu mal, e uma blusa de manga curta, que eu não precisava absolutamente. No fim das contas gastei quase a mesma grana com as 2 blusas que nunca mais usei, do que com o cardigan que era lindo, vestiu bem e eu usaria diariamente.

Claro que ficar remoendo essas situações não é saudável, mas ambas as experiências serviram como aprendizado pra mim. Preciso entender mais o meu corpo, minha silhueta, e aprender a comprar melhor.

imagem: fonte

O que estou fazendo para mudar:

- comecei a fazer um inventário das minhas roupas baseado no blog da Tate;
- adotei a ideia de Capsule Wardrobe do blog Unfancy para aprender a comprar menos e melhor;
- estou vendendo e doando todas as roupas que não passaram na lista do "uso sempre e / ou me veste bem".

Ainda não estou comprando roupas, pois estou numa fase de análise do que já tenho e montando uma lista de necessidades para não sair por aí e comprar tudo errado de novo. Pretendo postar aqui os passos que dou nessa empreitada.

Você já passou ou passa por isso? Comenta comigo!

Até a próxima!

5 comentários:

  1. Eu também tive/tenho essa mania de comprar e não usar, mas agora estou aprendendo a controlar isso, é um caminho árduo, mas conseguiremos hahah. Ultimamente tenho comprado muito em brechós, porque gosto de roupas com uma modelagem vintage e quase nunca as encontro nas lojas físicas da minha cidade.
    No blog Vida Organizada http://vidaorganizada.com/ (num sei se você conhece) a Thais dá uma ideia bem legal de montar uma planilha de roupas, colocando os modelos que você mais usa e controlando quando você tem que comprar e quando ainda não. Depois dá uma olhada, eu gostei bastante da ideia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço sim, o blog dela é maravilhoso! Mas não tinha visto essa planilha, vou dar uma procurada!
      Beijos!

      Excluir
  2. meldels, super me identifiquei.
    tbm sou assim, tenho dó de gastar com certas coisas, mas acho que já consegui melhorar muito isso.
    Ainda acredito que seja bem melhor comprar 10 coisas de 10 reais do uma de 100, mas cada caso é um caso, se vejo que a coisa é muito porcaria, de má qualidade prefiro nem comprar pra deixar o dinheiro pra outra coisa mais cara (que nunca compro por ter dó de gastar) mas quando vejo que é um bom negócio, de boa qualidade e preço bom, eu compro.
    Mesmo assim, as vezes ainda faço umas cagadas comprando coisas que não preciso (olá avon e natura) ou roupas que acho fofas mas não caem bem. ai cegueira de compras >.<

    Quando vou comprar algo pro marido sempre presto atenção em muitos detalhes e deixo ele atento para pequenas coisas, mas dificilmente tenho essa atenção quando eu mesma vou comprar kkkkkkkkkkk

    Basta se dar um tempo para pensar duas vezes na compra, que é o que geralmente me faz desistir de mais da metade de minhas wishlists kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    beijão!

    Amandyces ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De tanto gastar dinheiro pra repor as porcarias que compro por serem baratas, agora prefiro gastar um pouco mais em coisas mais duráveis. Mas foi depois de muito desperdício que aprendi, viu?

      Beijos!

      Excluir
    2. sim! hoje já sei comparar melhor uma coisa barata e ruim de uma que valha a pena, dependendo prefiro nem comprar, mas né! kkkkk

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...