26/01/2015

Saindo do vermelho: coisas que me proibi de comprar

Ano passado eu aprendi muita coisa. Uma delas é de que eu não tenho controle sobre o meu dinheiro. Apesar de ser formada em publicidade e achar que sou "imune" às embalagens, campanhas de marketing, etc, não sou! Percebi também que apesar de não ser compulsiva, eu fazia compras devido ao meu estado emocional estar meio bagunçado. O resultado disso foi nenhum dinheiro na poupança e um monte de coisas que não uso em casa.

Para aprender a domar esses desejos, estou usando uma técnica que vi no post da Tatiana, o Organizando Minha Vida. A ideia central é terminar os produtos que compra, ela de fato tem usado essa técnica principalmente para cosméticos, mas pode ser aplicado em diversas coisas. Ela é bem parecida com um conceito do minimalismo onde você compra algo novo e algo velho tem que "sair". Então fiz uma listinha de coisas que estou "proibida" de comprar até que acabem. Olha só:


1. Calças jeans: nem parei ainda pra contar quantas calças eu tenho mas são muitas. Eu nem gosto tanto assim de usar calça, sou super adepta do confortável e pra mim não tem nada mais confortável do que deixar as pernas livres. Moro numa cidade muito quente e só uso calças jeans porque piloto moto e fica super complicado conciliar proteção com estilo. Mesmo assim, devo ter mais de 10, e não pretendo comprar nenhuma até acabar com pelo menos umas 3.

2. Sapatos: nunca pensei que ia virar uma louca dos sapatos. Na verdade passei 99% da minha vida odiando comprar sapatos, mas quando gostei, perdi o controle. Comprava sapatos apertados e totalmente fora do meu estilo só porque eram lindos ou estavam em promoção. Agora tem sido uma luta vendê-los. Portanto, só posso comprar sapatos novos quando vender os 5 pares que não me servem direito (e se você quiser dar uma olhada neles tem foto aqui).

3. Perfumes: tenho hoje uns 7 perfumes, o que não é muito, mas pra mim não faz muito sentido porque cheguei em um ponto em que sei exatamente os perfumes que eu gosto. Vou usar todos até ficar com 3 apenas, e manter esses 3 a não ser que encontre algum outro que me conquiste. E nada de comprar porque tá baratinho.

4. Hidratante corporal. só pode ser loucura ter tantos hidratantes como eu, se de fato só os uso pra dormir. No entanto, se eu passar em uma perfumaria e ver uma embalagem bonita ou um cheirinho bom, eu compro. E não uso. Tenho a impressão de que essas coisas só cheiram quando estou na loja e quando chego em casa não passa de uma meleca inodora. Reduzirei para 3.

5. Esmaltes: eu não tinha percebido, mas abrindo a caixa de esmaltes parece que eu tinha definido um objetivo de vida de ter todos os esmaltes roxos já lançados na face da terra. E também não usava. Depois de jogar fora todos os vencidos, sobraram uns 20 e vou usar todos até acabar, e depois manter apenas 5: base, nude, preto, café e beterraba, que são os que eu uso de verdade.

6. Maquiagem: eu gosto bastante de maquiagem e me considero uma pessoa que se maquia razoavelmente bem. Mas meu tom de pele só recebe bem certos tons de cores e não adianta brigar, muito menos ter uma maleta com dezenas de cores que nunca vou colocar no rosto. O mesmo vale pra batons. Meu objetivo é manter um quarteto de marrons e pretos do Boticário até acabar e depois comprar uma Naked. Para os batons, vou comprar apenas marrons, nudes e vinhos mais puxados pro vermelho. Blush apenas um cor de pêssego. Mais que isso é exagero, nem uso tanta maquiagem assim.

7. Livros: "oi, meu nome é Anna e sou uma bookaholic". Gente, eu estava des-con-tro-la-da. Chegou um momento que eu tava tão sem grana que fui tentar descobrir onde meu salário tinha ido parar e descobri: na estante. Nem conto quanto isso foi em dilmas porque vou passar vergonha. Como parte do processo terapêutico, separei todos os livros que já li dos que não li e a diferença foi de mais de 250 livros. Já chega né? Tá bom. Não vou comprar livros em 2015. Não vou. Eu juro! (a não ser que eu encontre uma promoção ridícula dos livros do Karl Ove Knausgaard, aí pode)   =)


Prometo atualizar de vez em quando pra mostrar o meu progresso.

Até a próxima!

7 comentários:

  1. Ok, eu super via a foto do post e pensei: oba, esse parece legal! Eis que fui citada! hahaha Nossa, esmaltes... Acho lindo pero não uso nunca! D: Calças jeans... Acho lindo, mas tenho pernas grossas e é um parto encontrar uma bacana, acabou que eu tenho a mesma há uns bons 4 anos! Aprender a costurar é o segredo da longevidade! rs Livros, ano passado só comprei um livro. \o/ Maquiagem comprei apenas na minha viagem ao Paraguay. Tenho um fraco por hidratantes, mas mesmo não comprando eles se multiplicam! Por que será isso? Sapatos. Prefiro não comentar! Hahaha

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minina, teu blog é visita OBRIGATÓRIA pra mim hehehe
      Minha fatura do mês de dezembro deu quase 400 reais SÓ DE LIVROS. Acredita? Totalmente descontrolada. Hoje já é dia 29 e ainda não comprei nenhum livro, haja força de vontade!

      Temos que trabalhar nessa teoria da multiplicação dos hidratantes, heim?
      :)

      Excluir
  2. Adorei esse post! Ano passado eu decidi que conteria várias despesas e acho que cortar coisas que temos muito ou que compramos só por impulso é uma ótima maneira de começar. Depois desse "desapego", a gente aprende até a viver com menos. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você! Ontem passei por uma prova de fogo, que foi ir ao shopping pela primeira vez desde essa minha resolução. Se o Respectivo não tivesse comigo eu não sei se teria me contido. Promoções são o meu fim! hahaha

      Beijos!

      Excluir
  3. Gente eu preciso fazer isso! Eu não tenho controle nenhum sobre o meu dinheiro e passei por uns momentos ruins de grana e agora estou tentando entrar nos eixos também, essas dicas foram ótimas, vou tentar algo assim também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também me lasquei bonito ano passado com essa história de comprar livro e sapato. Jeeez... olha, eu to fazendo umas coisas muito legais que têm me ajudado, inclusive planilhas de gastos pra saber exatamente onde o dinheiro está indo que é tipo o tapa na cara de vergonha! Se quiser, prometo compartilhar por aqui!

      Excluir
    2. Quero demais Anna! Tô precisando viu

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...