27/01/2015

Bonsai: como cuidar

Sempre gostei de plantas e flores. Mas eu costumava ser famosa por matar cactos. Dedo preto, sabe? Pois é. Acontece que apesar de muita gente nascer com o "dom" de cultivar plantas, hortas e jardins, tenho tentado provar a mim mesma que sou capaz de manter uma planta viva. E até tem dado certo. 


Comprei no ano passado este bonsai da foto numa feira itinerante bem famosa chamada Flores de Holambra, que passa pela minha cidade uma vez por ano. Como já fazem alguns meses e o bonsai continua firme e forte, vim dividir com vocês a forma com que estou cuidando dele para quem sabe ajudar alguém que, como eu, não sabia muita coisa sobre eles. 

O meu bonsai é da espécie Juniperus, mais conhecido como "Tuia Jacaré" e ele tem como característica marcante as agulhas ao longo dos galhos e folhas finas. Suas folhas estão sempre verdes e os galhos crescem rapidamente. 


O material necessário para manutenção básica (1) de um bonsai é: adubo 10-10-10, água e tesoura para poda. Como o vasinho em que ele vem era pouco estético, eu transferi a planta para uma tigela daquelas de sopa, de cerâmica. 

Após a transferência, vi que ficou faltando um pouco de terra para preencher os espaços até a borda da tigela, então coloquei terra preta (2) . Logo depois, espalhei uma colher de adubo 10-10-10 ao redor do tronco (3), na superfície da terra. Vale ressaltar que o adubo deve ser colocado uma vez ao mês ou quando a planta estiver precisando. Geralmente o momento certo é quando a planta estiver crescendo, afinal para isso ela vai consumir os recursos do solo que precisa ser "alimentado".

Desde que o comprei não havia podado, então com uma tesoura (4) cortei as pontas de alguns ramos até que ele ficasse parecendo com uma árvore em miniatura - afinal, esta é a graça do bonsai! Pude constatar que ele estava vivinho da silva pois a parte recém cortada estava bem verde e úmida.



A forma de regá-lo agora vai ser um pouco diferente, considerando que a tigela não tem furos por onde a água escorrer: agora tenho que saber a medida certa de água para não encharcar a terra ou não matá-lo de sede. Na foto (5) ilustrei com um borrifador, mas na verdade a forma de regar é molhando a água, não a planta, e diariamente. A foto (6) já mostra o resultado após uma manutenção rápida de 15 minutos.
 

E como eu sei disso tudo? Achei um site fantástico que ensina muita coisa sobre o que é preciso saber pra cuidar de um bonsai. É o Bonsaikai. Procure lá por "guia de cuidados" e encontre a espécie exata do seu bonsai, afinal ele pode ser diferente do meu e requerer cuidados totalmente diversos. 

Este post foi útil? Não esqueça de comentar!

Até a próxima!



10 comentários:

  1. Eu quero muito um bonsai, porque quero fazer a casinha do hobbit que a maddu magalhaes fez. E com bonsai ficaria um xuxuzinho.
    beijos
    www.followcintia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou achando super fácil de cuidar, Cíntia. Vai fundo!

      Beijos.

      Excluir
  2. Seu post me deu vontade de ter um, achei muito lindo! Além de tudo ele decora o ambiente. Adorei :) beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Plantas são ótimas escolhas pra decorar ambientes! Pra quem não tem muito jeito, vale a pena pegar plantas de pouca manutenção, como suculentas. Fica lindo!

      Beijos!

      Excluir
  3. Olá, Anna, que blog maravilhoso! Amo blogs branquinhos e organizados, acho uma delícia de olhar e tranquilo de visitar! <3
    Meu namorado está louco por um bonsai e estamos procurando um ideal pra ele, ultimamente. Amei essas dicas de como cuidar e vou amar se tiver mais posts sobre o seu bonsai futuramente, essa experiência nos ajudará bastante a cultivar o nosso também.

    Um beijo, Luuh Costa.❤
    21invernos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou meio minimalista quando se trata de layouts, também acho mais tranquilo de visitar. Esse bonsai que eu tenho é típico de supermercado, e se você for comprar em um, aconselho a quebrar um talinho da ponta e ver se o interior ainda está verde, pois às vezes você compra um que já está morto e nem sabe disso.

      Espero que dê tudo certo na sua busca!

      Beijo!

      Excluir
  4. Sempre desejei ter plantas em casa mas sempre morri de medo de não conseguir cuidar direito e mata-las e por isso nunca me arrisquei. Besteira, mas... Com esse post me deu uma super vontade de tentar essa belezura ♥ Muito amor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, tenta sim, eu também tinha essa neura mas mesmo que algumas morram, vai servindo de aprendizado e sem falar que é super terapêutico viu?

      Beijão!

      Excluir
  5. Que fofo!
    acho sim, que tem pessoas com o dom, mas com dedicação, nós meros mortais tbm podemos conseguir *0*

    sempre falo pro marido que queria um cantinho com plantinhas fofinhas assim, mas aqui em casa não tem espaço Mesmo pra colocá-las :(
    acho bonsais ideais pq são pequenininhos, discretos, mas dão todo um ar cheio de amor à casa né *0*

    adorei as dicas!!!!!

    beijocas Amandyces ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda! Eu também acredito bastante na história do dom, mas hoje em dia a gente também consegue muita coisa com dedicação e persistência, rs

      Compra plantinhas pequenas, tipo suculentas e cactos, cabem em qualquer lugar e são um charme!

      Beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...